Faculdade de Medicina da UFRJ curso Terapia Ocupacional

http://www.medicina.ufrj.br/to/

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fanzines

Henrique Magalhães descresce claramente em seu resumo do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em 2003, o que foi abordado em classe a importância dos fanzines, tanto para uma estratégia de comunicação, quanto para o desenvolvimento pessoal aos que elabaoram o fanzine, como foram relatados pela Profa. Patricia as experiencias vividas pelos seus pacientes.
A importancia dos fanzines não se dão só pela difusão e renovação dos quadrinhos no Brasil, mas também por contribuir para a formação do público e criação de um espaço essencial de discussão e avaliação dos quadrinhos como expressão artística. Inicialmente editados com técnicas rudimentares (mimeografados), os fanzines tornaram-se, com o desenvolvimento tecnológico e a popularização dos meios de impressão, publicações cada vez mais sofisticadas, aproximando-se do requinte das publicações do mercado.
No link a seguir está o artigo de Henrique Magalhães que detalhe mais sobre os fanzines TEXTO

Desenho de uma linha só

O Desenho de uma linha só é uma representação de como nosso pensamento se organiza, ao realizar essa técnica para desenhar o rosto de uma outra pessoa, é possivel notar os traços que nos chamam mais atenção, além de nos exigir muita concentração e coordenação motora fina para manter a apreensão do lapis sobre a superfície.
Essa atividade foi proposta nos primeiros dias de aula, como uma forma de apresentação e de conhecer o colega de classe, cada pessoa escolheu uma outra para que a mesma pudesse ser desenhada logo após apresentada para os demais da turma, com isso ficamos muito preocupados com a estética do desenho. " De fato um dos mais fortes aspectos dos problemas da estética na obra de arte parece ser o de sua ligação com o novo o desconhecido, quando surge algo novo como o desenho de uma linha só, encontramos obstáculos no sentido de escolher com qual e quais critérios devemos nos apoiar para fazer o reconhecimento teórico de seu valor estético" (Nilza de Oliveira). A criatividade torna a pessoa mais crítica.
" Para se ter uma atitude estética, as coisas não devem ser classificadas, estudadas, ou julgadas. Elas simplismente nos dão prazer ou nos encantam quando as olhamos ou ouvimos " (Jerome stolnitz).
Artigo - Estética e significado da Arte
desenhos de Pablo Picasso